Croissant Caseiro Delicioso
Croissant, em português, croassã (do francês croissant, “crescente”), é um pão de massa folhada em formato de meia-lua, feito de farinha, açúcar, sal, leite, fermento, manteiga e ovo para pincelar.
O segredo do croissant está na massa, que deve ser semi folhada. A massa semi folhada possui menos gorduras, menos dobras e leva fermento biológico. As dobras são responsáveis pela separação da massa e das camadas de gordura que proporcionam a “folhagem” do croissant.
Um bom croissant deve ter um bom aspecto, como uma lua em quarto crescente, com uma crosta crocante e uma bela cor dourada. As pontas devem estar descoladas do meio, e o miolo deve ser alvo, aerado, e mostrar a consistência certa.
Ingredientes
- ½ kg de farinha de trigo
- 30 g de fermento biológico fresco
- 4 colheres (sopa) de margarina
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- Cerca de ½ xícara (chá) de água morna
- 200 g de margarina dividida em 2 partes (para folhar)
- 1 ovo batido com 2 colheres (chá) de água e ½ colher (chá) de açúcar para pincelar
Modo de preparo
- Junte ½ xícara (chá) de farinha de trigo, o fermento esfarelado e a água morna. Faça uma esponja, cubra e deixe levedar por 15 minutos.
- Adicione os ovos, a margarina e o sal e vá juntando farinha aos poucos, sovando a massa, até obter uma bola lisa e macia. Cubra e deixe crescer por 20 minutos.
- Abra a massa com o rolo sobre uma superfície enfarinhada até obter um retângulo com 1 cm de espessura.
- Pincele a massa com metade da margarina para folhar e dobre-a em 3. Abra-a novamente com o rolo, pincele com o restante da margarina e dobre-a em 3.
- Abra a massa em retângulo o mais fino possível (deixe as bordas uniformes) e corte-a em triângulos de aproximadamente 15 cm de base por 21 cm de altura.
- Enrole os croissants, partindo da base do triângulo para a ponta. Coloque-os em assadeira untada, dê forma de meia-lua e pincele com a mistura de ovo batido.
- Deixe crescer até dobrar de volume. Pincele novamente com ovo batido e asse em forno quente até dourar.